Artigo – Gestão para resultados na educação de Mato Grosso
A melhoria da educação pública não é fruto do acaso, mas de decisões estratégicas e investimentos consistentes. Para que os estudantes aprendam mais e as redes de ensino avancem, é fundamental que as políticas públicas educacionais sejam bem planejadas, acompanhadas de perto e ajustadas com base em evidências. A adoção de uma gestão voltada para resultados tem permitido que Secretarias de Educação melhorem seus indicadores de forma mais estratégica e sustentável.
Mato Grosso é um exemplo claro de progresso vinculado à melhoria da gestão. Após um amplo planejamento estratégico, o estado avançou significativamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio, saindo da 22ª posição em 2019 para a 8ª em 2023. Esse avanço foi impulsionado por um planejamento estruturado, com metas claras, monitoramento contínuo e ações estratégicas voltadas para fortalecer a aprendizagem.
A estruturação de um planejamento estratégico permite que políticas sejam priorizadas conforme o cenário das redes, garantindo que recursos sejam direcionados para iniciativas que impactam a aprendizagem e reduzam desigualdades. Uma gestão eficiente assegura também a equidade entre os estudantes, fator essencial para os avanços observados no estado.
O GEMTE, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, atua diretamente na política educacional de Mato Grosso, apoiando as gestões estadual e municipais na formulação de estratégias para melhorar a aprendizagem, promover a equidade e fortalecer a gestão por resultados, com base em boas práticas e monitoramento de indicadores.
Em 2021, o GEMTE contratou a Fundação Falconi para elaborar o diagnóstico e o planejamento estratégico que deram origem ao Plano EducAção 10 Anos. Estruturado em seis pilares e formalizado pelo Decreto nº 1.947/2022, o plano reúne 30 políticas públicas e mais de 150 projetos. Desde então, o GEMTE apoia a Seduc-MT no monitoramento dessa estratégia.
No âmbito municipal, o Programa GEMTE com os Municípios leva esses conceitos às redes, com apoio da Fundação Dom Cabral, auxiliando na formulação de agendas estratégicas alinhadas ao contexto local. Recentemente, Tangará da Serra, Sapezal e Rondonópolis aderiram ao programa, ampliando a sua atuação, que já contempla Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Canarana e Diamantino.
A continuidade das políticas públicas e o fortalecimento da capacidade de gestão são decisivos para sustentar os avanços conquistados. A colaboração entre sociedade civil, setor público e privado é fundamental para garantir que crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, capaz de transformar suas vidas e contribuir para o desenvolvimento do estado.
Os avanços educacionais provam que a transformação da educação é possível quando há planejamento, gestão eficiente e compromisso com resultados. Esse caminho precisa ser consolidado e expandido, assegurando que cada criança e jovem em Mato Grosso tenha acesso a oportunidades que transformem seu futuro.
Pedro Henrique Neves
Gerente de Projetos do GEMTE
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.