O Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), uma iniciativa composta por empreendedores voltados para o desenvolvimento sustentável e consistente da educação no estado, entregou uma cartilha com um plano estratégico de educação municipal aos candidatos à Prefeitura da Capital durante a rodada de entrevistas promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), realizada na sede da entidade, entre os dias 10 e 13 de setembro.

A cartilha contém cinco pilares e 18 diretrizes estratégicas voltadas à educação municipal, que, segundo o diretor executivo do GEMTE, Guilherme Alves, podem elevar a qualidade da educação em Cuiabá. “É um plano sem bandeira partidária, um plano da sociedade para a sociedade”, explicou.

Segundo Guilherme, com o apoio de grupos organizados da sociedade civil, especialistas, universidades, gestores públicos e, o mais importante, professores, diretores escolares e a população, foi compilado em um único documento, diretrizes práticas de vanguarda no Brasil e no mundo e as demandas latentes da educação em Cuiabá.

“É sempre uma ótima oportunidade ouvir os candidatos, suas propostas para a educação e outras áreas de mudanças necessárias. Acreditamos que, seguindo o norte que oferecemos, eles podem dar um grande passo para melhorar o processo educacional”, afirmou o diretor, que agradeceu à ACCuiabá pela oportunidade de diálogo.

Após receberem a cartilha, os candidatos manifestaram suas impressões. Abilio Brunini (PL) valorizou a iniciativa do GEMTE e sinalizou que as propostas serão analisadas. “Irei avaliar a proposta e, o que for bom, vamos incorporar. Queremos uma educação mais científica, com foco em matemática, português, cultura, esporte e eficiência no contraturno escolar”, afirmou.

Eduardo Botelho (União Brasil) considerou as sugestões bem-vindas e prometeu avaliá-las com sua equipe. “Nosso plano de governo é participativo. Fizemos reuniões com as comunidades, inclusive escolares, envolvendo pais e alunos. Agradeço pela cartilha e, com certeza, irei avaliá-la para entender melhor as propostas”.

O candidato Lúdio Cabral (PT) classificou a cartilha como uma contribuição positiva e elogiou o engajamento dos empresários em prol da educação pública. “Nos anima ver empreendedores se mobilizando em defesa de uma política pública tão importante. Apresentarem um projeto com eixos, metas e diretrizes é fundamental. Meu esforço será estabelecer essa parceria ao longo dos quatro anos para alcançar os resultados propostos”, ressaltou.
Domingos Kennedy (MDB) também recebeu a cartilha e se mostrou disposto a analisá-la. “Agradeço à iniciativa do Grupo GEMTE e vamos analisar as sugestões para a educação contidas no documento”, concluiu.

A iniciativa do GEMTE busca inserir a educação como prioridade no próximo mandato da Prefeitura, com o objetivo de melhorar o ensino público na capital.

Sobre o GEMTE

O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.

Fonte: Lumil Comunicação