O Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE) participou da 4ª edição do Festival Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), realizado de 19 a 21 de novembro em formatos presencial e virtual. O evento, organizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, uniu empresas, escolas e comunidades em atividades como painéis, webinars e oficinas culturais.

Representando o GEMTE, o diretor executivo Guilherme Alves participou do painel virtual ‘Educação Ambiental no Agro – Projeto Global Goals com GEMTE e Áster’. Durante o debate, mediado pela jornalista Juliana Bontorim, as iniciativas do GEMTE em apoio ao fortalecimento da educação em Mato Grosso foram destaques.

“Um fato interessante é que, todos os anos, os 100 alunos com melhor desempenho em inglês nas escolas públicas são selecionados para um intercâmbio de três semanas na Inglaterra. Lá, participam de estágios e recebem supervisão em universidades renomadas, com base nos resultados das avaliações de proficiência realizadas no estado. Essa iniciativa, que já ocorreu no ano passado e foi repetida este ano, faz parte de um plano de desenvolvimento contínuo”, contou Guilherme.

O diretor enfatizou o papel fundamental do GEMTE no fortalecimento da educação em Mato Grosso, apoiando o estado na melhoria das condições para professores, com salários competitivos e infraestrutura de capacitação.

“O GEMTE também foca no aprendizado dos alunos, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental, e colabora com os municípios para desenvolver a primeira infância. Além disso, investe na modernização da infraestrutura escolar e tecnológica, e promove uma gestão educacional mais empreendedora, com acompanhamento de metas e projetos para assegurar resultados consistentes”, frisou.

Ele também apresentou os avanços obtidos pelo GEMTE em parceria com a Fundação Dom Cabral. “Mapeamos estratégias em cinco municípios de Mato Grosso e definimos oito projetos a serem implementados nos próximos 10 anos. O objetivo é transformar a educação em política de Estado, pensando desde a educação infantil até o ensino médio”, lembrou Guilherme.

E frisou: “No principal indicador de alfabetização infantil, Mato Grosso avançou do 20º lugar em 2021 para o 11º em 2024, refletindo de forma muito positiva o impacto das ações realizadas”.

A diretora da Áster Máquinas, Iara Nunes, elogiou as ações do GEMTE e compartilhou detalhes do Projeto Global Goals, desenvolvido em parceria com a NTICS Projetos. “Estamos promovendo a qualificação gratuita de professores por meio de uma plataforma de ensino à distância. Sustentabilidade só é possível com educação, que é a base de toda evolução”, destacou.

O painel completo está disponível no YouTube (www.youtube.com/watch?v=EJpn6pWtBkQ).

Sobre o GEMTE

O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.

Fonte: Lumil Comunicação