O projeto ‘Valorizar para Crescer’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres, oferece amparo aos profissionais que dedicam suas vidas à educação. A ação conta com o apoio do Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), iniciativa de empreendedores voltada ao desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso, e da Fundação Dom Cabral, auxiliando municípios na criação e monitoramento de modelos estratégicos de ação para fortalecer a educação pública.

“O objetivo desse projeto é garantir que todos os servidores se sintam acolhidos e satisfeitos com seu trabalho, ao mesmo tempo que incentivamos o cuidado com a saúde pessoal”, explica Guilherme Alves, diretor executivo do GEMTE. Ele ressalta que o planejamento do projeto colocou o bem-estar dos servidores no centro das estratégias, buscando impacto gradual e contínuo na qualidade de vida dos participantes.

Nas primeiras fases do projeto, os profissionais participaram de aulas de ginástica laboral no anfiteatro da Unemat, buscando melhorar a saúde física de forma prática e acessível. Em paralelo, palestras com uma psicóloga trouxeram discussões sobre saúde mental e o equilíbrio emocional, com cinco ações realizadas ao longo do ano letivo. “O impacto foi notável, tanto pela participação expressiva quanto pela qualidade das interações”, frisa Guilherme.

Atualmente, o projeto está em fase de avaliação de resultados. Um questionário será elaborado para mensurar o nível de satisfação dos servidores e verificar o sucesso das ações implementadas. Embora ainda não tenha sido concluída a medição final, a percepção dos participantes revela maior conscientização sobre autocuidado e aumento na satisfação com o ambiente de trabalho.

“Com o ‘Valorizar para Crescer’, Barra do Bugres promoveu um ambiente mais saudável para seus profissionais e também demonstrou o compromisso do município em cuidar daqueles que cuidam da educação”, enfatiza o diretor do GEMTE, ao comentar que o projeto representa um passo significativo para o fortalecimento da equipe e a melhoria da educação pública na cidade.

Além das ações educacionais em Barra do Bugres, o GEMTE apoia projetos das Secretarias Municipais de Educação de Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães e Diamantino. Representantes dessas cidades se reúnem mensalmente para avaliar as iniciativas e buscar novas alternativas de boas práticas em políticas públicas educacionais.

Sobre o GEMTE
Formado por 24 mantenedores, o GEMTE apoia o desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso. Com recursos intelectuais e financeiros, a organização atua na implementação e acompanhamento de programas que visam tornar a educação pública do estado uma referência nacional em até 20 anos.

Fonte: Lumil Comunicação