Programa do GEMTE amplia atuação para 12 cidades, apoiando uma gestão estratégica, orientada por resultados e comprometida com a equidade
Mais quatro municípios vão integrar o programa de apoio à gestão educacional realizado pelo Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua para fortalecer a educação pública em Mato Grosso. Nos dias 18 e 19 de junho, foi realizado um workshop, em Cuiabá, com técnicos, coordenadores e secretários municipais de Educação para a elaboração do planejamento estratégico.
As novas parcerias serão firmadas com Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia e Primavera do Leste. Com isso, o Programa GEMTE com os Municípios expandirá ainda mais suas ações, totalizando 12 cidades atendidas. “Os efeitos positivos que a gente tem impactado nos municípios que já participam estão contagiando outros municípios”, afirma o diretor-presidente do GEMTE, Guilherme Scheffer.
Os secretários municipais de Canarana e Campo Verde, que fazem parte do primeiro grupo atendido pela instituição desde 2023, apresentaram os avanços na aprendizagem dos estudantes durante a abertura do workshop. Entre eles está a alfabetização de alunos na idade certa, até o 2º ano do ensino fundamental. Canarana teve um crescimento expressivo, passando de 33%, em 2023, no Índice de Criança Alfabetizada (ICA), para 75% em 2025. Já Campo Verde passou de 56% em 2023 para 86% em 2025, acima da meta projetada de 64%.
“O impacto é duradouro. Se nós conseguirmos fazer isso nos outros municípios, acho que já é um grande avanço. E alcançar os objetivos que colocamos lá no começo, de melhorar a gestão da educação pública do Estado de Mato Grosso como um todo”, avaliou o diretor-presidente da entidade, Guilherme Scheffer.
Desde o início do ano, as equipes técnicas do GEMTE trabalharam junto às secretarias municipais em um diagnóstico da situação da educação pública. No workshop, em Cuiabá, gestores e equipes técnicas analisaram os resultados e, junto com a equipe do GEMTE e da Fundação Dom Cabral, definiram prioridades e estruturaram ações que irão compor o planejamento estratégico.
“Para nós, este momento é um divisor de águas. Tudo o que a gente tem visto até agora a respeito do assessoramento, da mudança de vidas, porque as metas servem para isso, para mudar as vidas”, afirmou a secretária municipal de Educação de Nova Olímpia, Débora Cristiane Ferreira. “Você vem para uma reunião como essa, com pessoas comprometidas com o futuro, que entregam muito, e isso é uma seleção de gigantes presenteando as nossas vidas lá no chão da escola”, complementou.
Campo Novo do Parecis é um município jovem, com 37 anos de emancipação política, criado pela Lei nº 5.315, de 04 de julho de 1988. A cidade apresenta bons resultados na educação, com 84% dos alunos alfabetizados na idade certa. “Temos um histórico de educação de qualidade, e o programa GEMTE vem coroar essa necessidade que nós temos de uma organização com planejamento estratégico para os próximos 10 anos”, disse a secretária municipal de Educação, Leia Nedel.
Com vários cases de sucesso e programas educacionais premiados, Lucas do Rio Verde vem sendo uma referência na educação pública no estado. “Nós procuramos o GEMTE por entender que é um grupo consolidado em gestão, que olha para os resultados, não esquecendo a parte humana, que nós precisamos fazer essa humanização continuar, mantendo a humanização nas escolas, sem esquecer os resultados”, analisou a secretária municipal de Educação, Elaine Benetti Lovatel.
O diagnóstico da educação realizado em Primavera do Leste é visto como o ponto de partida para a transformação da educação pública. “O município está em expansão, em crescimento constante; consequentemente, temos alguns desafios. Eu acredito que o GEMTE vem para nos ajudar a pensar um plano estratégico, com metas, ações e formas adequadas para que possamos atingir esses objetivos”, informou a secretária municipal de Educação, Kelly Joana Ferreira.
O planejamento estratégico contempla metas de curto prazo, com foco em resultados até o final de 2027, além de diretrizes e objetivos de longo prazo, projetando avanços para os próximos dez anos. A expectativa é que os trabalhos de construção dos planejamentos sejam concluídos até o final de julho. “O nosso trabalho principal, apesar de estarmos atuando em nível estratégico, é fazer com que o aluno tenha essa mudança de proficiência, aprendizado, que melhore essa compreensão das matérias principais e seja um cidadão que transforme a sociedade em que está inserido”, afirmou o diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves.
Crop AgroComunicação – Assessoria de Imprensa do GEMTE

Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.