Iniciativa promove uma jornada de aperfeiçoamento por meio de diagnóstico, workshops e mentorias individuais

Os dirigentes municipais responsáveis por conduzir a educação pública nos 142 municípios de Mato Grosso terão acesso a uma trilha de conhecimento voltada ao fortalecimento da liderança e da gestão educacional. O programa foi lançado nesta quinta-feira (25/06) e reúne todos os secretários municipais de Educação do estado em uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de lideranças e à transformação da forma como as políticas educacionais são conduzidas nos municípios mato-grossenses.

O projeto, que não tem custos para os municípios, é resultado de uma parceria entre a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT) e o Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), investidor e parceiro técnico da iniciativa. O treinamento será realizado pela empresa especializada em consultoria, Cláudia Lisboa Desenvolvimento Humano.

Ao longo dos próximos cinco meses, os secretários municipais participarão de uma trilha de formação composta por diagnóstico, avaliação comportamental, workshops e mentorias individuais, que subsidiarão a construção de um plano de desenvolvimento de lideranças. O programa fornecerá recursos para o aprimoramento da comunicação assertiva, da inteligência emocional, da gestão de conflitos, da liderança coach e da gestão para resultados.

“A nossa expectativa é que, com o desenvolvimento da liderança desses secretários, eles tenham ferramentas para implementar no dia a dia, como gestores da educação, e que isso se reflita na melhoria da qualidade do ensino de cada um desses municípios do estado de Mato Grosso”, afirmou o gerente de projetos do GEMTE, Pedro Henrique Neves.

São os secretários municipais que coordenam políticas pedagógicas, administram recursos, lideram equipes e conduzem projetos que impactam diretamente a aprendizagem de milhares de estudantes. “A tomada de decisão na educação pública é especialmente desafiadora, porque cada escolha pode impactar milhares de estudantes, profissionais da rede, famílias e comunidades. Por isso, desenvolver a liderança é uma necessidade estratégica e, também, um ato de responsabilidade pública”, destacou a consultora e mentora de lideranças, Claudia Lisboa.

Para a presidente da Undime-MT, Simoni Borges, a iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento da educação em todo o estado. “Mais uma vez, o GEMTE demonstra sensibilidade e visão estratégica ao investir em uma formação que alcança os 142 municípios de Mato Grosso. O secretário municipal é uma peça fundamental no processo educacional. Ele terá a oportunidade de se desenvolver e se fortalecer para potencializar as ações que precisam ser realizadas em seus territórios”, afirmou a presidente da Undime-MT.

O GEMTE apoia a gestão educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e, atualmente, mantém parceria com 12 municípios do estado. “Nosso compromisso é construir uma transformação que vá além dos mandatos e dos ciclos de governo. O GEMTE trabalha para articular esforços entre Estado, municípios e sociedade, sempre com o foco principal de garantir que o aluno seja melhor atendido e tenha acesso a uma educação de qualidade”, afirmou o diretor-presidente do GEMTE, Guilherme Scheffer.

“Mato Grosso já é reconhecido pela sua força no agronegócio, mas queremos que, nas próximas décadas, também seja referência nacional em educação. O legado que queremos deixar é que, daqui a 20 anos, Mato Grosso seja lembrado como o estado que fez da educação sua maior conquista e se tornou exemplo para todo o país”, destacou Guilherme Scheffer.

Sobre o GEMTE

O GEMTE é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua para fortalecer a educação pública em Mato Grosso. Seu objetivo é apoiar a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da promoção de uma gestão estratégica, orientada por resultados e comprometida com a equidade.

Fonte: Crop AgroComunicação – Assessoria de Comunicação do GEMTE