Entre os dias 21 a 24 de novembro, o nosso Gerente de Projetos, Pedro Henrique Neves, participou do XXXVIII Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e de Administração Pública, que este ano foi realizado em Havana, Cuba, onde apresentou nosso Programa de apoio à educação dos municípios de Mato Grosso. 

O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) é uma organização pública internacional de natureza intergovernamental. Sua missão é promover a análise e o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a reforma do Estado e a modernização da Administração Pública. 

O Evento contou com a participação de outros representantes do Estado do Mato Grosso e do Brasil como o Secretário Estadual de Gestão e Planejamento, Basílio Bezerra e a Ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. Na oportunidade foi possível compartilhar e conhecer experiências de países como Portugal, Espanha, México e outros países da América Latina. 

Durante o evento foi apresentado painéis de diferentes assuntos como: Gestão de Desempenho, Inovação na Gestão Pública, Emprego das ODS para o desenvolvimento de estratégias para os Governos, Inclusão dos jovens no mercado de trabalho, entre outros. Oportunidades de muita troca de experiencias e aprendizados relacionados a inovação e gestão estratégica em governos.  

No último dia do Congresso Pedro Henrique Neves apresentou nosso Programa “GEMTE com os municípios” no painel cujo tema era “Arranjos colaborativos (público-privado-terceiro setor) para o desenvolvimento de políticas públicas”, juntamente com Polliane Marques (Fundação Dom Cabral), Helena Wajnman (Instituto República.org) e o Professor Ricardo García Vegas da Universidade Rei Juan Carlos da Espanha.  

Nosso Programa, cujo objetivo principal é atuar diretamente na construção de modelos estratégicos de ação e no apoio do monitoramento de políticas públicas educacionais de 5 municipios Mato-Grossenses (Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Canarana, Campo Verde e Diamantino) foi reconhecido pela comissão organizadora com referência de prática de colaboração em rede e de gestão pública orientada para resultados.  

 A gestão pública nos últimos anos busca caminhos para a solução de problemas complexos que depende de diversos tipos de expertises para conceber soluções realmente efetivas. Toda esta busca de soluções está ancorada no conceito de Collaborative Governance (CG) – Governança Colaborativa que propõem um tipo de arranjo em que todas as relações são mais horizontalizadas, onde os parceiros da gestão pública, não são apenas meros fornecedores ou prestadores de serviços, mas verdadeiros colaboradores na busca por resultados para a sociedade, estes parcerias geralmente são empresas intragovernamentais, com entidades do terceiro setor e com a sociedade civil organizada ou não. 

Para o GEMTE é muito gratificante ver que as ações que desenvolvemos estão ligadas diretamente na geração de valor público e na solução de problemas públicos complexos de extrema importância para a sociedade, como a melhoria da qualidade da Política Pública Educacional do Estado de Mato Grosso.